Prelados do Gana pedem que a maior parte dos lucros do petróleo sejam usados para o desenvolvimento de infra-estruturas. E alertam: «Corremos o perigo de repetir os erros associados à produção de petróleo cometidos em outras partes da África»
Prelados do Gana pedem que a maior parte dos lucros do petróleo sejam usados para o desenvolvimento de infra-estruturas. E alertam: «Corremos o perigo de repetir os erros associados à produção de petróleo cometidos em outras partes da África»« a boa governança comporta o uso prudente dos recursos da nação, lembram os bispos do Gana, apelando a que os lucros do petróleo, recentemente descoberto na Western Region, sejam usados para o bem de todo o povo. Os prelados apontam em particular para a necessidade do desenvolvimento de infra-estruturas na região, nomeadamente estradas. O pedido foi feito no final da assembleia Plenária da Conferência Episcopal do Gana, sobre o tema «a boa governança para a paz. O comunicado final, citado pela agência Fides, indica que «a boa governança refere-se às mesmas ideias universais sobre como gerir a coisa pública para criar espaços que permitam à população viver na dignidade, na prosperidade, na segurança e na paz.

a descoberta de jazidas petrolíferas no largo da Western Region alimenta o debate político, no país africano. « a descoberto de petróleo em geral é uma boa notícia. Países como a Noruega demonstraram que, graças à boa governança, os recursos derivantes do petróleo podem ser explorados para criar uma nação em paz consigo mesma, declaram os prelados. Contudo, recordam, que no Gana «os primeiros indícios são causa de preocupação. O debate no Parlamento sobre o uso de uma percentagem dos recursos para o desenvolvimento da Western Region e os desentendimentos do governo com as companhias petrolíferas são sinais de alerta. «Indicam que corremos o perigo de repetir os erros associados à produção de petróleo cometidos em outras partes da África, com terríveis consequências, consideram.