« a tentação dos ditadores de continuar a ignorar o sofrimento dos civis pode ser muito grande», enquanto se mantiver uma cultura de impunidade, defende Cavaco Silva, em relação aos conflitos armados
« a tentação dos ditadores de continuar a ignorar o sofrimento dos civis pode ser muito grande», enquanto se mantiver uma cultura de impunidade, defende Cavaco Silva, em relação aos conflitos armadosO presidente português, Cavaco Silva, falou sobre a situação dos civis no âmbito do conflito armado, numa entrevista à Rádio das Nações Unidas. O problema foi tema de um debate, que o mesmo dirigiu, no Conselho de Segurança, na semana passada. a «certeza da impunidade faz com que muitos líderes autoritários ignorem a protecção dos civis e dos seus direitos, considera.

«Estão convencidos muitos de que podem ficar impunes, que não serão investigados. E enquanto isto for assim, a tentação dos ditadores de continuar a ignorar o sofrimento dos civis pode ser muito grande. Portugal estará sempre na primeira linha da defesa, do respeito pelos direitos humanos, tal como da paz, da segurança e da democracia, afirmou o chefe de estado português.

aníbal Cavaco Silva dirigiu um debate de alto nível no Conselho de Segurança sobre a protecção dos civis no âmbito dos conflitos armados. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, participou no encontro. Em Novembro, Portugal assume a presidência rotativa do Conselho de Segurança. a violência na Síria, a política na Líbia e a paz no Médio Oriente são alguns temas debatidos.