Campanha quer garantir que o Sudão do Sul permaneça livre da poliomielite, doença mortal, passados mais de dois anos sobre o último caso relatado
Campanha quer garantir que o Sudão do Sul permaneça livre da poliomielite, doença mortal, passados mais de dois anos sobre o último caso relatadoPelo menos 3,2 milhões de crianças do Sudão do Sul já receberam vacinas contra a poliomielite numa campanha apoiada pelas Nações Unidas para garantir que o país mais recente no mundo permaneça livre desta doença mortal, passados mais de dois anos sobre o último caso relatado.
Mais de 20. 000 pessoas percorreram os dez estados do país, ao longo de cinco dias, na semana passada, para chegar a todas as crianças com menos de cinco anos na segunda etapa de uma campanha de três fases, que terminará com novas vacinações no próximo mês. a campanha, coordenada pelo Ministério da Saúde do Sudão do Sul, está a ser realizada pela UNICEF e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). a UNICEF adquiriu as vacinas e a OMS está a apoiar com a monitorização e vigilância durante a campanha.
Cada criança recebeu duas gotas da vacina contra a poliomielite e foi então marcada com tinta no dedo mindinho da mão direita para indicar que já tinha sido imunizada. Os vacinadores foram de casa em casa e de aldeia em aldeia para chegar às crianças-alvo.