Brasil destaca-se na formulação de políticas para as camadas mais velhas da população. a ONU calcula que o mundo terá dois bilhões de idosos, até 2050
Brasil destaca-se na formulação de políticas para as camadas mais velhas da população. a ONU calcula que o mundo terá dois bilhões de idosos, até 2050Especialistas de 16 países da américa Latina e das Caraíbas estiveram reunidos, em Santiago do Chile, para avaliar os desafios colocados pelo envelhecimento da população, na região. O encontro promoveu o debate sobre a protecção dos direitos e liberdades da terceira idade, assim como a análise do Plano Internacional de acção de Madrid, documento que estipula medidas e acções a favor dos idosos, aprovado na mesma cidade em 2002.

De acordo com o perito em envelhecimento da Comissão Económica para américa Latina e Caribe (Cepal), Paulo Saad, o Brasil destaca-se na formulação de políticas para as camadas mais velhas da população. «acho que o Brasil está a avançar muito bem. Tem o Conselho Federal e tem os Conselhos Estaduais do Idoso. Esta parte institucional acho que, pelo menos, está sendo bem debatida, existe uma consciencialização, constata o responsável, citado pela Rádio das Nações Unidas.

a ONU calcula que o mundo terá dois bilhões de idosos, até 2050. O número de pessoas com mais de 80 anos deverá aumentar quatro vezes, na maior parte dos países. actualmente, mais de metade dos idosos vivem em países em desenvolvimento. O encontro decorreu na semana passada na sede da Cepal. as conclusões desta reunião servirão para uma nova conferência sobre o envelhecimento, prevista para Maio de 2012, na Costa Rica.