a Ucrânia é hoje o país mais afectado da Europa, com cerca de 350 mil pessoas infectadas com o ví­rus da Sida. Campanha governamental quer acabar com a discriminação
a Ucrânia é hoje o país mais afectado da Europa, com cerca de 350 mil pessoas infectadas com o ví­rus da Sida. Campanha governamental quer acabar com a discriminação a 27 de Outubro, o governo ucraniano lançou a campanha «Vamos dar um cartão vermelho à Sida. a iniciativa vai servir-se do futebol, desporto rei, para combater a discriminação e a estigmatização das pessoas que vivem com o vírus da Sida. «Para atingir os jovens usamos a linguagem futebolística, pois o futebol une-nos seja quais forem as nossas diferenças, sociais, sexuais, étnicas, ou religiosas, explica Ravil Safiullin, responsável estatal pelos jovens e pelo desporto.
Esta acção, que conta com o apoio de organismos internacionais, destaca questões como as relações sexuais protegidas, a desigualdade entre os sexos, a exploração sexual e a violência doméstica. Celebridades vão dar a cara para as mensagens que serão apresentadas no âmbito desta campanha e que deverão ser colocadas nas estações de metro, ente outros locais.

a Sida continua a expandir-se na Ucrânia, que é hoje o país mais afectado da Europa. Estima-se que haja 350 mil pessoas infectadas com o vírus. apenas um terço tem conhecimento da sua doença e tem acesso aos serviços de saúde necessários. apenas 26 mil pessoas que vivem com o HIV estão a receber tratamentos. Mais de metade dos ucranianos, vítimas desta doença, sofrem discriminações.