Todos os anos, mata 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos. 98 por cento das mortes ocorrem em países em desenvolvimento, em parte devido à falta de tratamento adequado
Todos os anos, mata 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos. 98 por cento das mortes ocorrem em países em desenvolvimento, em parte devido à falta de tratamento adequado a pneumonia mata, todos os anos, 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos, informa a Organização Mundial da Saúde, alertando para a situação desta doença. É a principal causa de morte entre as crianças pequenas. apenas 30 por cento das que são infectadas recebem os medicamentos necessários para se tratarem.

Segundo a organização, 98 por cento das mortes dão-se em países em desenvolvimento, em parte devido à falta de tratamento adequado. a pneumonia pode ser combatida com antibióticos. a prevenção passa pela imunização, nutrição adequada e pela resolução de problemas ambientais de forma a conseguir uma melhor qualidade do ar.

até fins de 2011, calcula-se que 3,6 milhões de crianças já terão recebido a vacina contra as doenças pneumónicas, como a pneumonia e a meningite. Espera-se que sejam 10 milhões no fim de 2012. as Nações Unidas apoiam um projecto que pretende introduzir vacinas contra as duas principais causas de morte entre as crianças, a diarreia e a pneumonia. a iniciativa vai beneficiar 37 países em desenvolvimento; 24 situam-se em África.