Número de candidatos a adopção é quatro vezes maior ao de crianças e jovens que aguardam por uma família, segundo o Instituto de Segurança Social
Número de candidatos a adopção é quatro vezes maior ao de crianças e jovens que aguardam por uma família, segundo o Instituto de Segurança SocialEm Junho havia 567 crianças em situação de adoptabilidade jurídica. Em agosto já tinham sido adoptadas seis crianças, havendo ainda 64 com proposta de família e 500 já em fase de pré-adopção. Os dados são do Instituto de Segurança Social que revela que há 2. 316 candidatos em lista de espera para adoptar crianças

Há mais meninos para adoptar (60 por cento). Do total destas crianças, 186 têm entre 11 e 15 anos, 159 têm idades entre os sete e os 10, 114 entre os zero e os três anos e 108 entre os quatro e os seis. a maior parte dos candidatos em lista de espera (2. 154) prefere as crianças com idade até aos três anos e apenas 23 não se importa de acolher jovens entre os 11 e os 15 anos, adianta a Lusa.

Entre as crianças que podem a vir a ser adoptadas, 217 têm irmãos. Há um grupo com cinco irmãos, cinco grupos de quatro irmãos, 18 de três e 69 com dois irmãos. Mas «só cerca de 1/5 dos candidatos em lista de espera aceitam adoptar irmãos, salienta o Instituto de Segurança Social. 111 crianças em situação de adopção sofrem de doenças de saúde ligeira, 84 de problemas graves e 80 são portadores de deficiência.

O número de candidatos (2. 111) que pretendem crianças sem problemas de saúde é cinco vezes superior ao de crianças que não os possuem (375). Os números indicam que, para as 84 crianças com graves problemas de saúde há apenas um candidato e para os 80 meninos com deficiência apenas há interesse de dois candidatos.