Os jovens são a esperança da fé cristã no Vietname. Os sete seminários maiores reúnem mais de 1. 500 seminaristas e contam-se 80 mil catequistas em 26 dioceses
Os jovens são a esperança da fé cristã no Vietname. Os sete seminários maiores reúnem mais de 1. 500 seminaristas e contam-se 80 mil catequistas em 26 dioceses« a fé em Cristo é a esperança para as novas gerações dos jovens vietnamitas: aqueles jovens que olham para a economia de mercado, para o consumismo, para a sociedade da imagem procurando novas respostas para sua sede de verdade e de novos modelos de vida, afirma Joseph Do Manh Hung, vice-reitor do Seminário Maior de Ho Chi Minh City. O também Secretário da Comissão para o Clero da Conferência Episcopal do país asiático mostra-se optimista em relação ao futuro da comunidade cristã.

Há sete milhões de fiéis no Vietname, sendo grande parte deles jovens. Os sete seminários maiores reúnem mais de 1. 500 seminaristas. «Esse florescimento de vocações é para nós uma injecção de confiança, admite o sacerdote. a fé fortifica-se e ao mesmo tempo surgem desafios ligado ao consumismo e à «sociedade da imagem. Provocações que se apresentam em particular aos jovens, incluindo os seminaristas. Para estes é necessária uma «adequada formação que requer o desenvolvimento de técnicas modernas, defende o sacerdote, em entrevista à agência Fides.

Quando pensa nos leigos, o vice-reitor pensa sobretudo nos jovens, que constituem o «motor para a missão da Igreja na sociedade, explica. O país conta também com 80 mil catequistas, sendo a grande maioria jovens. «Certamente, os jovens no Vietname vivem problemas sociais, como o desemprego e a vida que, para as famílias, ainda é difícil por causa da pobreza. Mas o anúncio do Evangelho aos jovens é um grande desafio que necessita de muita perseverança.