Conselho geral da Cáritas reuniu em Fátima, de 12 a 13 de Novembro. Tomaram parte nos trabalhos representantes das 19 Cáritas diocesanas, que analisaram as consequências provocadas pela actual crise
Conselho geral da Cáritas reuniu em Fátima, de 12 a 13 de Novembro. Tomaram parte nos trabalhos representantes das 19 Cáritas diocesanas, que analisaram as consequências provocadas pela actual criseNos primeiros dez meses de 2011, as Cáritas diocesanas atenderam 28 mil famílias portuguesas. Os números são alarmantes porque corresponde a um acréscimo significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. a situação exige uma resposta assente numa maior mobilização e um rasgar de novos caminhos que combatam o actual panorama O conselho geral examinou as diferentes causas que conduziram a esta lastimosa situação.

O comunicado final do conselho geral sublinha a necessidade de dar maior atenção à organização da caridade a nível paroquial, nomeadamente dotando-a de mais agentes e cuidando da sua adequada formação. É necessária também uma maior articulação entre os vários organismos eclesiais que trabalham no sector específico da caridade assim como noutras áreas da pastoral, consideradas fundamentais para uma verdadeira eficiência da acção social da Igreja.