O bispo auxiliar de Lisboa, Carlos azevedo, foi nomeado delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, no Vaticano
O bispo auxiliar de Lisboa, Carlos azevedo, foi nomeado delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, no Vaticano a nomeação foi anunciada pela Nunciatura apostólica, em Lisboa. O prelado, de 58 anos, passará a trabalhar num organismo que visa favorecer «as relações entre a Santa Sé e o mundo da cultura, promovendo de modo particular o diálogo com as várias culturas, adianta a agência Ecclesia. Carlos azevedo agradece, reconhecido, esta «confiança. O convite já lhe havia sido formulado em abril deste ano. a nomeação de Carlos azevedo para o Vaticano afasta-o da probabilidade de poder vir a ser cardeal patriarca de Lisboa, daqui a dois anos. O seu nome tem sido ventilado como um dos possíveis sucessores de José Policarpo.

«Sou chamado a concentrar o ministério num sector específico, sem a dispersão desgastante que caracterizou estes seis anos, levado a responder à diversidade de solicitações pastorais, na ordem social e cultural, salienta o coordenador geral da visita do Santo Padre a Portugal, em Maio de 2010. O prelado fala num «desafio às capacidades de organização e admite ter «alguma experiência adquirida no campo da relação da fé com a cultura e na valorização do papel da memória para o futuro, em obediência à tradição viva da fé cristã.

Nomeado bispo auxiliar do Patriarca de Lisboa, em Fevereiro de 2005, depois de ter sido vice-reitor da Universidade Católica. Foi presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social e membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, na Conferência Episcopal Portuguesa. É historiador de formação e membro da academia Portuguesa de História.