Encontro Ibero-americano do ano Internacional dos afro-descendentes decorre em Salvador, no Brasil. Produção da Carta de Salvador, declaração para a inclusão dos afros descendentes, é aspecto a destacar
Encontro Ibero-americano do ano Internacional dos afro-descendentes decorre em Salvador, no Brasil. Produção da Carta de Salvador, declaração para a inclusão dos afros descendentes, é aspecto a destacarDe 16 a 19 de Novembro decorre em Salvador, no Centro de Convenções da Baia, o Encontro Ibero-americano do ano Internacional dos afros descendentes. O evento vai reunir líderes da sociedade civil e dos governos dos países ibero-americanos, africanos e das Caraíbas. Pretende incentivar a reflexão sobre a realidade da população negra e propôr novas acções contra o racismo e a favor dos povos que sofrem de discriminação racial.

Comemoram-se os dez anos da Conferência Mundial das Nações Unidas contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias que se realizou na África do sul, em Durban. Deste encontro ibero-americano resultará a Carta de Salvador, declaração para a inclusão dos afros descendentes para os próximos anos, de acordo com a agência adital. O evento conta com acções culturais com artistas do Brasil e de outros países.

O ano Internacional dos afros descendentes, proclamado pela assembleia-geral das Nações Unidas em Dezembro de 2009, tem por principal objectivo fortalecer as acções nacionais e regionais, assim como a cooperação internacional, a favor dos descendentes de africanos. Foca-se em particular na defesa dos seus direitos, da sua participação, e integração na sociedade, além da divulgação da sua cultura.