Em Maputo, na Igreja de Santa ana da Munhuana, a Irmã Luisa Felisberto Nhampossa professou os votos perpétuos. a missionária religiosa entrou definitivamente na congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria
Em Maputo, na Igreja de Santa ana da Munhuana, a Irmã Luisa Felisberto Nhampossa professou os votos perpétuos. a missionária religiosa entrou definitivamente na congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Mais três irmãs franciscanas missionárias de Maria professaram juntamente com a jovem Luísa. a ampla Igreja da Munhuana foi pequena para acolher as centenas de pessoas que não quiseram deixar de participar neste significativo acto. a cerimónia foi exuberante de alegria, simplicidade e profundo simbolismo cultural. Os pais das missionárias professantes foram chamados a participar, fazendo a entrega das suas filhas ao serviço da Igreja no Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria. Sentados sobre esteiras, juntamente com as suas filhas, deram conselhos e ofereceram um objecto de uso quotidiano, como sinal daquilo que deveriam levar para a sua nova vida: uma bilha, com água; uma peneira; um guarda-chuva e uma esteira, juntamente com a Bíblia.

as quatro professantes receberam as insígnias – anel e cruz – e fizeram a profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência com contida emoção. a Eucaristia foi presidida pelo bispo auxiliar de Maputo, João Carlos Hatoa Nunes, que sublinhou a importância de cada um dos fiéis presentes e das irmãs, em particular, como vasos frágeis que transportam o tesouro que é Cristo. Referiu os votos perpétuos de virgindade, pobreza e obediência, como sinais de testemunho e entrega, sublinhando a exigência da opção pela vida em fraternidade. Não deixou de realçar os desafios que ela implica face a diferenças de idade, de temperamentos e de origens sociais, culturais e geográficas. O amor é a base de tudo. É na fraternidade que se joga o espírito de serviço e que se dá o primeiro testemunho à comunidade.

a cerimónia encerrou com a nova superiora provincial das Franciscanas Missionárias de Maria, Rosa da Costa Xavier, a anunciar, perante toda a comunidade, as destinações das quatro professantes. Enviou uma para a província do Brasil e as outras três para a província de Moçambique. Natural de Gumula, na Paróquia de Santa Isabel de Guiúa, a irmã Luísa foi destinada para o serviço missionário em Tete. a religosa missionária nasceu a 3 de Setembro de 1980 e entrou para o pré noviciado em 2003. Em 2006, na Namaacha, proferiu os votos temporários e este domingo, 6 de Novembro, celebrou a sua profissão perpétua. Que esta primeira destinação possa ser uma fecunda experiência de missão e apostolado. as Franciscanas Missionárias de Maria iniciaram a sua actividade em Moçambique em 1897, sendo uma das congregações missionárias mais antigas em Moçambique, com presença e actividade em quase todas as dioceses de Moçambique.