Papa desloca-se ao Benin, de 18 a 20 de Novembro, para entregar a «Exortação apostólica Pós-Sinodal», fruto da II assembleia especial para a África do Sínodo dos bispos
Papa desloca-se ao Benin, de 18 a 20 de Novembro, para entregar a «Exortação apostólica Pós-Sinodal», fruto da II assembleia especial para a África do Sínodo dos bisposTrata-se da segunda visita do Pontífice a terras africanas, depois dos Camarões e angola. E a primeira ao Benin, país onde o seu antecessor esteve por duas vezes, em Fevereiro de 1982 e em Março de 1993. Esta viagem apostólica coincide com dois acontecimentos importantes para a comunidade católica do país. Um deles é a celebração do ano jubilar, pelos 150 anos de presença católica no Benin. O outro acontecimento digno de registo são os 40 anos de relações diplomáticas entre aquele estado africano e a Santa Sé.
Ouidah, cidade onde há 150 anos atrás chegaram os primeiros missionários será a cidade que vai receber o Papa. Na basílica da Imaculada Conceição assinará a «Exortação apostólica Pós-Sinodal. O documento foi escrito pelo Santo Padre após o II Sínodo especial para a África, realizado em Outubro de 2009. O programa divulgado pela Santa Sé adianta que o documento será entregue, de modo solene, aos bispos de todo o continente, durante a Eucaristia de encerramento da visita no Estádio da amizade.

a visita do Santo Padre está a ser aguardada com alegria e expectativa, adiantam os jornais do país. Serão «três dias essenciais, três dias fortes, três dias significativos e positivos para a África inteira, diz o economista católico Baptiste Mamah ao semanário «La Croix du Benin. Na sua reflexão, o especialista assinala que «Bento XVI chega ao país num momento em que o mundo inteiro se depara com todo tipo de ideologia e o nosso caminho de espiritualidade se encontra diante de algumas interrogações. Tanto é assim que «a nossa fé por vezes é atacada e colocada a duras provações.