Este Natal dê a duplicar, isto é, dê um presente a um amigo e ao mesmo tempo, uma pessoa num outro país lusófono e no Sudão do Sul recebe um presente
Este Natal dê a duplicar, isto é, dê um presente a um amigo e ao mesmo tempo, uma pessoa num outro país lusófono e no Sudão do Sul recebe um presente a campanha «Presentes solidários foi lançada. até 6 de Janeiro de 2012, ao memo tempo que compra lembranças para os seus amigos nesta quadra natalícia tem a oportunidade de ajudar a dar respostas concretas às necessidades das comunidades vulneráveis espalhadas pelos países lusófonos e, pela primeira vez, também no Sudão do Sul. a iniciativa é da Fundação Fé e Cooperação.

Qualquer pessoa pode escolher entre os dez presentes diferentes e que foram previamente escolhidos de acordo com as necessidades reais dos parceiros no terreno. Dois deles revertem a favor do Sudão do Sul. Um é material escolar para a escola primária – Daniel Comboni Primary School onde actualmente estudam 240 alunos de Taly Payam. O outro presente é uma vaca para a tribo Mundari de Tali Payam. Nos dois projectos o parceiro no terreno são os missionários Combonianos.

Para angola, poderá oferecer uma manilha de água, um projecto que o grupo missionário Ondjoyetu (da diocese de Leiria-Fátima) irá pôr em funcionamento. a população das mais de 80 aldeias do Gungo, na província do Kwanza Sul, não tem acesso a água potável. Em Timor Leste são necessárias caixas de costura, uma oferta para que as mães de Díli possam costurar batas. Este projecto é apoiado pelos Leigos para o Desenvolvimento. Manuais escolares são, também, necessários em Moçambique, para ajudar um lar de 300 jovens, na Vila de Quissico. Um projecto a cargo da Equipa D’África.

Ofereça medicamentos às cerca de 19 mil crianças e 1. 600 mulheres grávidas atendidas nos Centros de Recuperação Nutricional e Casas das Mães na Guiné-Bissau. Este presente irá contribuir para a significativa melhoria da saúde das mulheres e crianças guineenses. Este Projecto está a cargo da Cáritas da Guiné-Bissau. Para São Tomé e Príncipe poderá oferecer um kit de saúde e natureza composto por uma escova de dentes, duas bisnagas de pasta dentífrica, uma toalha, dois sabonetes e um pacote com 12 sementes de árvores locais. Um Projecto a cargo da Procuradoria Portuguesa das Missões Claretianas.

Para o Brasil pode oferecer duas refeições diárias para 40 crianças que frequentam o Projecto aquarela, no Bairro de Santa Rafaela em Montes Claros, Minas Gerais. Um projecto a cargo do Movimento ao Serviço da Vida. Às crianças de Cabo Verde pode oferecer formação musical para oitenta crianças acompanhadas pelo centro de dia “Irmãos Unidos”, dos 7 aos 18 anos. É um projecto a cargo da Cáritas de Cabo Verde. O último dos projectos é uma bolsa de voluntariado, para Portugal. Em 2011 foram mais que 300 aqueles que abraçaram o desafio da missão. O valor deste presente destina-se à aquisição de manuais e material didáctico para a formação.

Depois de escolher o presente, fará a encomenda em nome de um amigo, colega ou familiar que receberá um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido. Deste modo, estará a dar a duplicar: contribui com o seu dinheiro para que uma família ou comunidade desfavorecida receba algo que lhe é necessário e está ainda a surpreender o seu amigo, colega ou familiar com um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido. Consulte a lista.