« a solidariedade exige a equidade, nos sacrifí­cios que se pedem, nos contributos que se esperam de cada pessoa ou de cada grupo social», afirmou o presidente da Comissão Episcopal Portuguesa
« a solidariedade exige a equidade, nos sacrifí­cios que se pedem, nos contributos que se esperam de cada pessoa ou de cada grupo social», afirmou o presidente da Comissão Episcopal PortuguesaNo início dos trabalhos da 178º assembleia plenária, José Policarpo alertou para o facto de estarem a ser pedidos muitos sacrifícios aos portugueses. «Pode acontecer que se peçam sacrifícios que acabem por prejudicar o bem colectivo, disse. ao mesmo tempo o cardeal lembrou que «a equidade não é apenas matemática. Supõe o discernimento para ver as implicações de cada decisão no bem comum.

aos políticos, governantes, empresários, dirigentes das associações de trabalhadores, o presidente da Comissão Episcopal Portuguesa (CEP) pediu «verdade, equidade e solidariedade assinalando que «o serviço em favor da comunidade baseia-se nestes pilares. E realça que «o amor à verdade não é apenas teórico, exprime-se no concreto das situações e, quanto mais dramáticas elas são, mais cuidado deve ser a sua busca. a solidariedade exige «o contributo específico de cada um e de cada grupo, disse José Policarpo, criticando os que «teimam em pedir tudo ao Estado.

Durante a assembleia plenária deverão ser aprovadas duas notas pastorais, eleitos os novos presidentes das várias comissões episcopais, a par da sua redução (de 9 para 7 ao que tudo indica). Serão ainda eleitos os bispos delegados ao Sínodo sobre a «Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã que decorrerá em Outubro de 2012, no Vaticano.