a independência permitiu a conquista de valores, mas também ficou marcada por uma longa guerra que impediu o desenvolvimento. é necessário investir fortemente na educação, defendeu Paulo Pizarro
a independência permitiu a conquista de valores, mas também ficou marcada por uma longa guerra que impediu o desenvolvimento. é necessário investir fortemente na educação, defendeu Paulo Pizarro

O alcance da independência permitiu o fim da exploração do homem pelo homem, instituindo direitos como a autonomia, integridade e dignidade, considera o vice-presidente da companhia petrolífera British Petroleum angola, Paulo Pizarro. Os angolanos conquistaram os mesmos direitos, independentemente da raça, sexo, religião ou etnia, acrescentou, em declarações à agência angop. a 11 de Novembro, angola celebra os seus 36 anos da independência.
«Passaram-se 36 anos desde o evento inesquecível, em que agostinho Neto proclamou a independência de angola e as suas palavras na altura transmitiram uma visão, idealismo, firmeza e coragem, que ainda hoje nos faz estremecer e ter orgulho de sermos angolanos, afirmou. «ainda hoje leio a declaração proferida pelo fundador da nação e sinto que as suas palavras me inspiram em atitudes nobres e progressistas, destacou, segundo a agência de notícias angolana.

Paulo Pizarro lembrou que o processo de independência do país ficou marcado por um longo conflito armado, que impediu desenvolvimento socioeconómico. Depois da conquista da paz, em 2002, conseguiram-se grandes mudanças e avanços significativos ao nível do desenvolvimento. Lembrou que a indústria petrolífera é, actualmente, o principal motor da economia angolana, destacando a criação de infra-estruturas, emprego, entre outros.

«Temos de capacitar as instituições do Estado, a indústria nacional, fortalecer o sector privado e, para isto é necessário um grande investimento na educação a todos os níveis, pois num mundo globalizado, marcado por avanços tecnológicos rápidos e constantes, é importante priorizar a educação técnica e profissional de alta qualidade, afirmou.