a legislação sobre saúde, segurança e trabalho deve ser aplicada no ramo da extracção do cobre, defende a Human Rights Watch. Trabalhadores descrevem abusos cometidos em minas chinesas
a legislação sobre saúde, segurança e trabalho deve ser aplicada no ramo da extracção do cobre, defende a Human Rights Watch. Trabalhadores descrevem abusos cometidos em minas chinesasEmpresas de extracção de cobre, com chefias chinesas, na Zâmbia, desrespeitam regularmente a legislação e normas laborais que garantem os direitos dos trabalhadores, indica a Human Rights Watch, num recente relatório. O estudo aponta para as más condições de higiene e segurança e para a carga horária que pode chegar às 18 horas de trabalho. Reúne vários testemunhos que comprovam as dificuldades que afecta os mineiros: «Perante uma situação de perigo, dizem-vos para prosseguir com o trabalho; «Só pensam na produção, não na segurança. Se alguém morre, pode ser substituído no dia a seguir.

a exploração do cobre é o motor da economia da Zâmbia, indica o relatório da organização para a defesa dos direitos humanos. Representa cerca de 75 por cento das exportações. O investimento «considerável da China na indústria do cobre na Zâmbia podem beneficiar ambos os países, considera o director da HRW para África. Porém, os trabalhadores das minas são há muito desrespeitados nos seus direitos, perante a «indiferença do governo, adverte Daniel Bekele.