O Paquistão é um dos países com mais casos de tuberculose; são cerca de 17 mil pessoas infectadas. as autoridades desenvolvem esforços para combater a doença infecciosa
O Paquistão é um dos países com mais casos de tuberculose; são cerca de 17 mil pessoas infectadas. as autoridades desenvolvem esforços para combater a doença infecciosaas autoridades de saúde no Paquistão estão a intensificar a resposta dada à tuberculose. O país asiático tem cerca de 17 mil pessoas infectadas, o que o coloca entre as seis nações do mundo com o maior número de casos. a tuberculose é uma doença evitável para a qual existe tratamento; embora demorado (oito meses) é fundamental que seja levado até ao fim.

Foram instituídos sete mil centros para o tratamento da doença, no âmbito do programa «Stop TB. O Programa Nacional de Controlo da Tuberculose (NTCP) comparticipa em 90 por cento o tratamento para os doentes mais carenciados e fornece medicamentos para clínicas particulares e hospitais, para que toda a população possa usufruir gratuitamente dos tratamentos. Há um maior esforço para consciencializar as pessoas para esta doença, apesar de haver uma forte resistência, em particular entre os jovens. Os doentes são muitas vezes discriminados e marginalizados.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o sudeste asiático é a região do planeta onde a doença mais prevalece. Um terço da população mundial está infectada com esta doença. Na ausência de tratamento, um doente com tuberculose pode infectar dezenas de outras pessoas.