«O Seminário é dom de Deus. é Deus quem o dá e nele forma os padres para a Igreja», afirma o bispo de Setúbal, na nota pastoral a propósito da Semana dos Seminários
«O Seminário é dom de Deus. é Deus quem o dá e nele forma os padres para a Igreja», afirma o bispo de Setúbal, na nota pastoral a propósito da Semana dos Seminários« a Semana dos Seminários é ocasião excelente para (re)descobrir na luz da fé cristã o Seminário da nossa diocese em almada, salienta Gilberto Reis. No documento a propósito desta semana, o prelado diz esperar uma boa dinamização e exorta todos os fiéis a viveram-na «com interesse. «Espero ainda que, a (re)descoberta do Seminário como sinal do amor de Deus, nos conduza, ao longo da Semana e de todo o ano, a dar graças ao Senhor pelo Seminário onde Deus, pela equipa formadora, prepara pastores consagrados totalmente a Ele mesmo e ao seu Povo, salienta o bispo diocesano.

Gilberto Reis lembra que o Seminário é «dom de Deus mas que «precisa, além da partilha generosa das ofertas de todos os fiéis, da oração de todos os diocesanos. E convida a diocese a envolver-se na oração pelo Seminário, esperando que «continue durante o ano nas famílias, nas paróquias, nos movimentos e em cada discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo. É preciso rezar mais e melhor – defende – pelos seminaristas, pelos formadores, pelos jovens para que acolham o convite para o sacerdócio. E «é preciso envolver nesta corrente de oração as crianças, os jovens, os doentes. Todos os fiéis se hão de sentir chamados a rezar por esta intenção e a ajudar os seus irmãos na fé a fazê-lo também. Ninguém fique de fora.

Para o prelado de Setúbal, «a oração bem feita há de fazer crescer o número de sacerdotes e de seminaristas. E embora seja «indispensável, não dispensa um maior cuidado com a iniciação cristã das crianças e dos adolescentes e com a formação dos jovens, realça Gilberto Reis. O bispo considera que «temos de formar bem os baptizados, para que na diocese a cultura vocacional seja mais rica e ajudá-los a descobrir o rosto de Cristo.