Falta organização das instituições, afirma a coordenadora da área de voluntariado da associação ‘Entreajuda’
Falta organização das instituições, afirma a coordenadora da área de voluntariado da associação ‘Entreajuda’ a denúncia é de Helena Presas que considera que as organizações sociais não estão «suficientemente preparadas para aproveitar a ajuda de voluntários, que são cada vez mais e melhor qualificados, disse à Lusa. a Bolsa de Voluntariado da ‘Entreajuda’ tem inscritos 22. 000 voluntários e 1. 300 instituições, números que «têm aumentado paulatinamente. Estão inscritos maioritariamente jovens e jovens adultos do sexo feminino e que se concentram nos distritos de Lisboa (41. 5 por cento), Porto (17. 4 por cento) e Setúbal (9. 8 por cento).

Há mais mulheres voluntárias do que homens nas instituições de solidariedade social. Chegam às instituições através de familiares e amigos (39. 8 por cento) e das paróquias (29. 7 por cento). 4. 2 por cento oferecem-se através da Internet e 2. 8 por cento chegam por iniciativa própria, indica o estudo efectuado em 2010 pela associação ‘Entreajuda’ e a Universidade Católica, em parceria com os Bancos alimentares.

Metade dos voluntários é motivada pelo bem-fazer, um em cada três (33. 7 por cento) pela realização pessoal e 12 por cento para ocupar o tempo. 78. 4 por cento dos voluntários colabora com as instituições de uma forma regular. Uma em cada quatro instituições adianta que os seus voluntários colaboram duas a três vezes por semana, enquanto que uma em cada cinco tem voluntários a trabalhar todos os dias.

O maior grupo tem idades entre os 56 e os 65 anos (34 por cento), 32. 9 por cento entre 26 e 55 anos, 21. 6 por cento mais de 65 anos e um em cada 10 (10. 7 por cento) tem entre 15 e os 25 anos. Quanto a profissões, 28. 1 por cento dos voluntários têm actividade profissional, 10. 9 por cento são estudantes e 7. 3 por cento estão desempregados.

O estudo revela ainda que 39. 6 por cento das instituições têm voluntários que terminaram o liceu, 30. 7 por cento referem que os seus voluntários têm curso superior e 29. 7 por cento têm voluntários com o ensino básico. Os últimos dados oficiais do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado apontam para cerca de 1. 5 milhões de voluntários distribuídos por várias áreas.