Semana dos Seminários «traz à vida da Igreja diocesana um dos mais importantes temas de reflexão, acção pastoral e oração: o sacerdócio ministerial»
Semana dos Seminários «traz à vida da Igreja diocesana um dos mais importantes temas de reflexão, acção pastoral e oração: o sacerdócio ministerial»« a causa das vocações sacerdotais é prioritária na Igreja diocesana, uma vez que algumas comunidades paroquiais se encontram privadas da celebração regular da Eucaristia dominical, afirma o bispo diocesano de Coimbra. Virgílio antunes salienta que «por isso, esta causa há-de estar presente como horizonte em todas as acções de ordem catequética, espiritual, litúrgica e pastoral de todas as comunidades cristãs.

Na nota pastoral para a Semana dos Seminários, o prelado apela «aos presbíteros, diáconos, catequistas, animadores das comunidades, famílias e a todo o Povo de Deus, que se empenhem na oração e na acção pelo seminário, para que o Senhor da Messe encontre corações disponíveis para abraçar a vocação sacerdotal. E sugere que, para além da Semana dos Seminários se mantivesse regularmente, ao longo do ano. Ou seja, que «houvesse tempos de oração pelas vocações sacerdotais nas igrejas e capelas da diocese de Coimbra: adoração semanal do Santíssimo Sacramento, vigílias de oração periodicamente, a oração diária do terço em comunidade e em família, salienta Virgílio antunes.

ao falar do dom do sacerdócio, o prelado salienta que «Jesus Cristo quis deixar-nos o grande dom dos sacerdotes que, agindo em profunda união com a Sua Pessoa, são intermediários insubstituíveis da acção santificadora da Igreja. Os presbíteros recebem «a missão inestimável de conduzir o Povo de Deus às fontes da salvação, por meio do anúncio da Palavra, da celebração dos sacramentos e enquanto vínculos de unidade das comunidades cristãs. Os diáconos, «disponíveis para o serviço da evangelização, da liturgia e da caridade, tornam-se cada vez mais sujeitos de uma vocação imprescindível à vida da Igreja, que, com eles, exprime melhor a riqueza do dom de Deus em favor do seu Povo, salienta Virgílio antunes.