Esta região é disputada pelos governos do Sudão e do Sudão do Sul. Dois países chamados a cumprirem acordos
Esta região é disputada pelos governos do Sudão e do Sudão do Sul. Dois países chamados a cumprirem acordosO incumprimento por parte dos governos do Sudão e do Sudão do Sul da retirada das suas tropas da zona disputada de abyei foi já lamentada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, que pediu que os dois países o fizessem imediatamente e sem condições prévias.
Os membros do Conselho de Segurança sublinham que não há condições prévias para a implementação dos acordos assinados pelas partes, incluindo a retirada das suas forças, afirmou este órgão da ONU numa declaração à imprensa lida pelo embaixador Moraes Cabral, de Portugal, que assumiu a presidência do Conselho de Segurança este mês.
O Conselho instou quer o Sudão quer o Sudão do Sul a implementarem os acordos de abyei em espírito e na letra. Depois congratulou-se com a rápida implantação da Força de Segurança Provisória das Nações Unidas para abyei (UNISFa) e o apoio prestado pelo Governo da Etiópia, que permitiu que patrulhas regulares se realizem desde 23 de agosto. Os 15 membros do órgão da ONU encorajaram a UNISF a a aumentar as suas patrulhas e a melhorar a sua mobilidade aérea.