Objectivo é ajudar mais de 40 mil pessoas a regressarem a casa. Primeiro grupo foi transportado para angola a partir da República Democrática do Congo
Objectivo é ajudar mais de 40 mil pessoas a regressarem a casa. Primeiro grupo foi transportado para angola a partir da República Democrática do Congo a agência de refugiados das Nações Unidas retomou esta sexta-feira o repatriamento dos refugiados angolanos provenientes da República Democrática do Congo (RDC) após um hiato de quatro anos, com o objectivo de ajudar mais de 40 mil pessoas a regressarem a casa.
O primeiro grupo de 252 pessoas foi transportado para angola a partir da cidade de Kimpese, na RDC, a cerca de 220 quilómetros a oeste da capital, Kinshasa, informou andrej Mahecic, porta-voz do alto Comissariado da ONU para os Refugiados (aCNUR).
O repatriamento voluntário em larga escala de angolanos da RDC foi interrompido em 2007 devido a dificuldades logísticas. Nesse ponto, um número estimado de 57 mil angolanos tinham sido apoiados no seu retorno desde 2003.
Estima-se que 80 mil refugiados angolanos vivem no amílcar na RDC há décadas. a iniciativa de um novo repatriamento voluntário segue-se a um levantamento do aCNUR, realizado no ano passado, que constatou que 43 mil pessoas estavam interessadas em voltar a casa.