Responsável pelo sector da saúde em angola destaca a aposta nas estruturas sanitárias e na formação de profissionais. Contribuí­ram muito para a melhoria da qualidade de vida da população angolana, considera Carlos Pinto
Responsável pelo sector da saúde em angola destaca a aposta nas estruturas sanitárias e na formação de profissionais. Contribuí­ram muito para a melhoria da qualidade de vida da população angolana, considera Carlos PintoO bastonário da Ordem dos Médicos de angola, Carlos Pinto, considera que o sector da saúde tem avançado de forma significativa, desde a conquista da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975. São notórios os ganhos conseguidos, disse à angop. O responsável aponta para a construção de infra-estruturas, renovação de equipamentos, formação de quadros, municipalização da saúde e ainda a redução da mortalidade materno-infantil e de doenças endémicas.

Carlos Pinto destaca a aposta nas estruturas sanitárias e na formação de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e técnicos de diagnósticos, como um grande contributo para a melhoria da qualidade de vida da população angolana. «Por outro lado, o melhoramento na distribuição de água potável e de energia eléctrica também contribuíram, acrescenta.

Para o bastonário da Ordem dos Médicos, os objectivos futuros no sector da saúde passam pela continuação do processo de municipalização dos serviços de saúde. a medida visa aumentar a cobertura sanitária a nível nacional e continuar a melhorar os indicadores de saúde em angola, esclarece a angop.