Num tempo em que a unidade europeia, nos mais variados aspectos, é colocada em questão, a Pastoral Universitária de Braga organiza as II Jornadas da Cultura, sob o tema «Sentido da Europa»
Num tempo em que a unidade europeia, nos mais variados aspectos, é colocada em questão, a Pastoral Universitária de Braga organiza as II Jornadas da Cultura, sob o tema «Sentido da Europa»«Onde começa e termina a Europa? Terá sentido, no tempo presente, falar do sentido da Europa? Existe uma identidade europeia? Se sim, quais são as suas marcas, as suas raízes? O que se deseja para a Europa? as questões colocadas em 2004 pelo então cardeal Ratzinger continuam actuais e vão estar em debate a 11 e 12 de Novembro. Conheça o programa aqui.

« a Europa foi-se construindo e, pouco a pouco, fortalecendo os laços que a unia: a cultura, a moral, os estilos artísticos, os modos de vida. Todavia, todas as épocas têm momentos frágeis e a Europa parece estar a passar por um desses momentos históricos, adianta a organização deste encontro. a partir de um olhar pela Europa, pela sua história e passado e pelo seu presente percebe-se que os alicerces da velha Europa estão a ser atacados: «ataque à vida, incursão contra a família, confusão ideológica, lassitude moral… tudo em nome de uma sociedade mais livre, comandada pelo poder político e subjugada ao poder económico.

Perante o actual panorama, como vamos conseguir uma unidade europeia sem cimentos que sustentem coesões fortes? Queremos uma Europa aberta e hospitaleira ou caduca e fechada em si mesma? «Gostaríamos de poder interpretar o momento que nos é dado viver, de crise e de situações limite, como uma oportunidade para a acção, para a reconciliação, para encontrar novos rasgos, novas soluções que não sejam dominadas pelo primado do económico, salientam os responsáveis da Pastoral Universitária. «Há que optar entre a resignação ou o protesto, o esmorecimento ou a criatividade, o silêncio ou a denúncia. Nós optamos pela última via, porque acreditamos numa Europa mais autêntica, coerente e com um futuro humanizado.