as exportações que resultam da exploração da região de Marange estão calculadas em mais de dois bilhões de euros. Em 2010, foram descobertas cinco jazidas de diamantes no Zimbabué
as exportações que resultam da exploração da região de Marange estão calculadas em mais de dois bilhões de euros. Em 2010, foram descobertas cinco jazidas de diamantes no Zimbabué a decisão foi tomada pelos países do Processo de Kimberley (que visa certificar a origem dos diamantes). O Zimbabué pode retomar as exportações de diamantes provenientes de Marange, depois de um bloqueio de mais de dois anos. a denúncia de violações dos direitos humanos perpetradas por membros do exército contra camponeses que extraíam pedras de forma artesanal motivou a imposição de restrições. a proibição das exportações tinha partido dos Estados Unidos da américa e da Inglaterra como forma de exercer pressão sobre o presidente, Robert Mugabe, em relação às suas opções políticas.

Segundo a Misna, que cita o jornal «The Herald, as exportações que resultam da exploração da região de Marange estão calculadas em mais de dois bilhões de euros. Recentemente, a comunicação social internacional denunciou a existência de um campo de tortura na região. Peritos na matéria estimam que o diamante vai tornar-se a principal fonte de divisas no futuro, neste país africano. No ano passado, foram descobertas novas jazidas deste minério no centro do país. No total, em 2010, foram encontradas cinco minas de diamantes em todo o país.