as heranças culturais são «fontes de inspiração e saberes para partilhar, meios para alargar os horizontes», considera Irina Bokova. a Declaração Universal da UNESCO sobre Diversidade Cultural ajuda a tirar partido dessa riqueza
as heranças culturais são «fontes de inspiração e saberes para partilhar, meios para alargar os horizontes», considera Irina Bokova. a Declaração Universal da UNESCO sobre Diversidade Cultural ajuda a tirar partido dessa riquezaEm Novembro de 2011 celebra-se o décimo aniversário da Declaração Universal da UNESCO sobre Diversidade Cultural. O instrumento modificou o olhar sobre a cultura na cena internacional, recusando a teoria do choque de civilizações e valorizando-a. Reconheceu a diversidade cultural como «património comum da humanidade. a Declaração foi base para outras normas, como a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em 2003.

No documento, intitulado «Ressonância, publicado pela ocasião, Irina Bokova, directora geral da UNESCO, destaca a importância da cultura no mundo actual. Toda a nova visão de humanismo «deve apoiar-se no dinamismo e na diversidade das heranças culturais. São fontes de inspiração e saberes para partilhar, meios para alargar os horizontes, defende. O papel da Declaração é ajudar a tirar o melhor partido dessa riqueza.

O documento apresenta a opinião de líderes internacionais. Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unida, é um deles: «O nosso mundo interconectado favorece contactos cada vez mais aproximados entre as culturas. Vejo nisto uma oportunidade e não uma ameaça, uma nova e considerável oportunidade para promover a acção planetária da ONU em favor da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos.