Igreja Católica em Portugal celebra a Semana dos Seminários, de 6 a 13 de Novembro, sob o tema «Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu povo»
Igreja Católica em Portugal celebra a Semana dos Seminários, de 6 a 13 de Novembro, sob o tema «Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu povo»O tema para este ano foi escolhido a partir da homilia da missa que Bento XVI celebrou com os seminaristas, na catedral de Santa María la Real de la almudena, a 20 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude, em Madrid. «Como haveis de viver estes anos de preparação? Em primeiro lugar, devem ser anos de silêncio interior, de oração permanente, de estudo constante e de progressiva inserção nas actividades e estruturas pastorais da Igreja. Igreja, que é comunidade e instituição, família e missão, criação de Cristo pelo seu Espírito Santo e simultaneamente resultado de quanto a configuramos com a nossa santidade e com os nossos pecados, afirmou o Papa.
Para viver esta semana de modo mais intenso, e em união de toda a Igreja em Portugal, foi editado um guião. Inclui a mensagem de antónio Francisco dos Santos, bispo de aveiro e presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, responsável pela organização da Semana dos Seminários. O livro de 92 páginas apresenta sugestões de catequeses para a infância, adolescência, juventude e idade adulta. Encontram-se, também, textos para a vigília de oração, para as missas que ocorrem durante a Semana dos Seminários; um itinerário espiritual baseado numa leitura bíblica alusiva ao tema deste ano, e as meditações para os mistérios do Terço. Pode ainda encontrar-se a pagela com a oração pelas vocações sacerdotais.