« a estabilidade e prosperidade da região dependem da vontade das autoridades dos dois lados da fronteira afegã-paquistanesa», defende a amnistia Internacional. Justiça e manutenção da ordem são desafios no afeganistão
« a estabilidade e prosperidade da região dependem da vontade das autoridades dos dois lados da fronteira afegã-paquistanesa», defende a amnistia Internacional. Justiça e manutenção da ordem são desafios no afeganistãoO governo afegão deve cooperar com os seus vizinhos afim de proteger os direitos humanos, declarou a amnistia Internacional (aI), ontem, 1 de Novembro. « a estabilidade e prosperidade da região dependem da vontade das autoridades dos dois lados da fronteira afegã-paquistanesa de dar prioridade aos direitos humanos, defende Sam Zarifi, director da aI para a região da Ásia e Pacífico. Uma conferência em Istambul reúne representantes locais para abordar a questão da segurança na região.

a organização para a defesa dos direitos do homem verifica progressos no afeganistão tais como a promulgação de novas leis para os direitos humanos, a diminuição da discriminação das mulheres e o melhorado acesso à educação e saúde. Porém, mantêm-se importantes desafios no sector da justiça e manutenção da ordem. a aI aponta também para a precária situação de 450 mil pessoas deslocadas devido ao conflito. O número de vítimas entre os civis aumenta; grande parte destas mortes deve-se aos talibãs ou a outros grupos insurgentes.