actualmente, os Soliga trabalham juntamente com as autoridades locais na elaboração de um projecto de gestão das terras que lhes pertencem e onde se encontra uma reserva de tigres
actualmente, os Soliga trabalham juntamente com as autoridades locais na elaboração de um projecto de gestão das terras que lhes pertencem e onde se encontra uma reserva de tigresEm 1974, o governo indiano tinha expulso a comunidade Soliga do seu território situado nas montanhas de Biligirirangan, no estado de Karnata, por alegados motivos ambientais. a tribo recuperou agora os seus direitos, podendo de novo usufruir das suas terras, localizadas no meio de uma reserva de Tigres. a decisão de devolver aos indígenas os seus direitos põe fim a três décadas de debate sobre como conciliar os direitos das comunidades do estado de Karnataka com a preservação do meio-ambiente.

acaba também como os receios da tribo sobre o facto de não poderem mais caçar ou cultivar. Em Janeiro de 2010, o território foi classificado como zona de protecção de cerca de trinta felinos. «Nós olhámos pelos tigres. Se nos expulsarem, não vão sobreviver, alegavam os Soliga, segundo a Survival, entidade que defende os direitos dos povos nativos. actualmente, trabalham em conjunto com as autoridades locais na elaboração de um projecto de gestão da reserva. O grupo indígena poderá usufruir de 60 por cento da floresta, conforme a legislação. Cerca de 20 mil indígenas soliga vivem em Karnataka.