Todos os anos, cerca de 7,6 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem. Os primeiros 28 dias de vida são cruciais pois é nesse período que ocorrem 40 por cento das mortes
Todos os anos, cerca de 7,6 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem. Os primeiros 28 dias de vida são cruciais pois é nesse período que ocorrem 40 por cento das mortesNos países com baixos rendimentos, a probabilidade de uma criança falecer antes dos cinco anos de idade é 18 vezes mais elevada do que nos países ricos. Três quartos das mortes ocorrem em África e no sudeste asiático; verifica-se com maior incidência nas zonas rurais, entre as famílias mais pobres e menos instruídas. Cerca de 20 milhões de crianças sofrem de má nutrição aguda, o que as torna mais vulneráveis a outras doenças. Um terço dos casos de mortalidade infantil estão relacionados com esse problema, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

a pneumonia, a diarreia, o paludismo, e outros problemas de saúde que afectam a criança durante o primeiro mês de vida, são as principais causas das mortes na infância. Os primeiros 28 dias de vida são cruciais pois é nesse período que ocorrem 40 por cento das mortes. as condições do parto, assim como os cuidados prestados ao recém-nascido (atenção à respiração; aleitamento; higiene) são determinantes. a mulher também deve vacinar-se contra o tétano antes da criança nascer. Segundo a entidade, são cerca de três milhões os que falecem, todos os anos, antes de atingirem um mês de idade.