a Bélgica vai encerrar todas as centrais nucleares a partir de 2015. O acidente de Fukushima no Japão, em Março passado, relançou o debate sobre a energia nuclear, não só no país mas por todo o mundo
a Bélgica vai encerrar todas as centrais nucleares a partir de 2015. O acidente de Fukushima no Japão, em Março passado, relançou o debate sobre a energia nuclear, não só no país mas por todo o mundoDepois de terem debatido o tema durante dois dias, os responsáveis políticos do país anunciaram que a Bélgica vai encerrar os seus sete reactores de forma progressiva, a partir de 2015. Os trabalhos deverão arrancar dentro de quatro anos, mas para abandonar totalmente o nuclear o país terá de investir em fontes de energia alternativa. a Bélgica aprovou em 2003 uma lei que previa o encerramento dos reactores, decisão alterada pelo governo em 2009.

O desastre nuclear de Fukushima no Japão, em Março, levou vários países a repensar a sua opção nuclear. O acidente na central nuclear japonesa ocorreu no seguimento de um forte terramoto de magnitude 8,9 que gerou por sua vez um forte tsunami. Dois países do norte da Europa já anunciaram o abandono do nuclear. a alemanha deixará esta fonte de energia a partir de 2022 e a Suíça pretende fechar as suas centrais nucleares até 2034.