a espiritualidade allamaniana assenta em três dimensões que é necessário conjugar. São elas: Consolata, Eucaristia e Missão
a espiritualidade allamaniana assenta em três dimensões que é necessário conjugar. São elas: Consolata, Eucaristia e MissãoEntrar no aDN do Instituto que José allamano fundou há 110 anos, implica conhecer a essência do que o torna único. a consolação é aquele elemento que marca a diferença. Consolar é «o meio pelo qual as pessoas encontram a mão de Deus na vida concreta, afirmou a irmã Melância Lessa. E hoje em dia, «precisa-se de consolação.

Melânia Lessa assinalou que «só há consolo se há proximidade e reconhecimento do sofrimento e que o desafio da actualidade passa por «recuperar a dimensão do «cuidado e do «consolo, algo que nos tempos de allamano era uma tarefa exercida pelos sacerdotes, mas que hoje, aparece assumida pelos psicólogos. Ser consolatino, tal como allamano o foi significa também «contemplar Maria e ser como ela. E para a conhecer e seguir o seu exemplo é necessário «ir à fonte, isto é, ao Evangelho, sublinhou a religiosa da Consolata.

allamano era apaixonado pela Eucaristia. Ela era o «centro do dia para o fundador que entendia ser necessário dividir o dia em dois, o da preparação da Eucaristia, e o após. a Eucaristia «ajuda a manter a espiritualidade de festa e é o «coração da caridade cristã, considerou a orientadora do primeiro encontro sobre Pedagogia allamaniana. Ela é também a «mesa, de trabalho, de refeição, da vida, de comunhão, do mundo.