Lembrar até aqueles que foram santos e que não venerados. Para os mais novos, o primeiro de Novembro é dia de pedir o bolinho
Lembrar até aqueles que foram santos e que não venerados. Para os mais novos, o primeiro de Novembro é dia de pedir o bolinhoÓ tia, dá bolinho? a pergunta é repetida pelos miúdos, uns após outros, e de casa em casa. Em algumas zonas do país, as crianças pedem o pão por Deus, uma tradição que vem de tempos de pobreza. E tal como antigamente a tradição mantém-se, ainda que tenha perdido alguma expressão. Para muitos, este é o dia de romagem aos cemitérios.
No primeiro dia de Novembro, lembram-se todos os santos e mártires, sejam conhecidos ou não. Nesta festa, a Igreja «proclama o mistério pascal realizado naqueles homens e mulheres que «sofreram com Cristo e com Ele foram glorificados, propõe aos fiéis os seus exemplos, que a todos atraem ao Pai por Cristo, e implora, pelos seus méritos, os benefícios de Deus, pode ler-se na Constituição Sacrosanctum Concilium, do Vaticano II.

a Igreja Católica celebra esta data um dia antes do dia dos fiéis defuntos. Já a Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo de Pentecostes, enquanto que a Luterana a assinala também no dia 1 de Novembro, com intenção especial de lembrar que todas as pessoas baptizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou.