Os portugueses mostram-se negativos em relação ao futuro. Mais de 70 por cento acredita que o país vai estar pior em 2012 e que sua situação económica vai degradar-se ao longo do próximo ano
Os portugueses mostram-se negativos em relação ao futuro. Mais de 70 por cento acredita que o país vai estar pior em 2012 e que sua situação económica vai degradar-se ao longo do próximo anoUm estudo da Marktest revela que o Índice de Expectativa caiu para 13,65 por cento, em Outubro, uma descida considerável. Em abril de 2010, o índice situava-se nos 33,53 por cento. O nível mais baixo até então tinha-se verificado em Outubro de 2010. Estava nos 14,45 por cento, indica o Diário Económico. Segundo a sondagem, citada pelo mesmo jornal, 77,1 por cento dos portugueses acreditam que o país vai estar pior em 2012. Por outro lado, 76,1 por cento pensam ver a sua situação económica agravar-se ao longo do próximo ano. Os mais pessimistas são os residentes da região do grande Porto. a classe média alta e alta é a que se mostra mais preocupada. Os cidadãos entre os 35 e os 54 anos de idade são os que manifestam mais negativismo.

a sondagem foi elaborada um dia depois da apresentação do Orçamento do Estado para 2012, factor que pode justificar em parte o agravamento das perspectivas, adianta o jornal. além do aumento dos impostos, os funcionários públicos e pensionistas ficaram a saber que ficariam sem os subsídios de férias e de Natal, nos próximos dois anos. O universo deste estudo era a população de Portugal Continental, com mais de 18 anos de idade e que tivesse telefone fixo. a amostra era constituída por 809 inquiridos. O Índice de Expectativa é um indicador recolhido, de forma regular pelo grupo Marktest, desde Março de 1990.