a organização para a defesa dos direitos humanos, amnistia Internacional, exorta a República Dominicana a combater o número «alarmante» de violações cometidas pela polícia
a organização para a defesa dos direitos humanos, amnistia Internacional, exorta a República Dominicana a combater o número «alarmante» de violações cometidas pela políciaas autoridades devem proceder a uma «reforma da polícia, defende a entidade (aI) num novo relatório, publicado a 25 de Outubro. O estudo refere dezenas de casos de homicídio, tortura e outras violências cometidas pelos seus agentes. Denuncia também a ausência de inquéritos «dignos. Segundo dados oficiais, citados pela organização, 154 pessoas foram assassinadas pela polícia, entre Janeiro e Julho de 2011 na República Dominicana; no ano passado, durante o mesmo período, morreram 125.

as autoridades devem assegurar-se que os alegados responsáveis pelos crimes sejam julgados e prevenir novos abusos, considera Javier Zuniga, que dirige a delegação da aI no país. Poucos casos resultam num inquérito. a falta de independência e de recursos permitem que uma grande parte dos autores permaneça impune. Matar não deve ser um «meio para alertar os jovens para a questão da criminalidade, atesta o responsável. além dos abusos já referidos, o estudo da amnistia Internacional dá conta de suspeitos que foram ameaçados de morte, privados de comida, água e medicamentos.