82 anos de vida, 59 anos de sacerdócio (bodas de diamante em 2012), 50 de luta pela escola não estatal e 50 de paixão pela educação, ao serviço no Colégio de São Miguel, fazem de Joaquim Ventura um nome incontornável
82 anos de vida, 59 anos de sacerdócio (bodas de diamante em 2012), 50 de luta pela escola não estatal e 50 de paixão pela educação, ao serviço no Colégio de São Miguel, fazem de Joaquim Ventura um nome incontornávelFoi ao microfone, a falar para todos os alunos, que primeiro o detectámos, naquela manhã em que a boa notícia era o facto do São Miguel ter conquistado o primeiro lugar a nível dos distritos de Santarém e Leiria, dos rankings escolares, segundo o jornal Público. Uma comunicação breve para estimular os alunos a prosseguir, lembrando-lhes que a discrepância entre as notas atribuídas pelo colégio e as notas nacionais era mínima.

De rankings, da história, do lema desta escola da diocese e do futuro, lembrando o passado, de tudo isso falou à Fátima Missionária, sem nunca chamar a si os louros do trabalho até agora desenvolvido. O colégio de São Miguel está inegavelmente ligado a este homem que, capelão da Base aérea de Monte Real foi chamado a outros voos pelo bispo diocesano, João Pereira Venâncio, em 1962. a temática do voo foi recuperada para tema deste ano, «asas para voar. No final deste ano lectivo, o director que já havia pedido ao antigo bispo que o deixasse deixar o lugar, espera que à terceira seja de vez. Ou seja, que depois de uma recusa, o actual bispo, antónio Marto, o deixe aposentar-se.

Mas não se pense que ficará quieto. Outros voos se levantam, e a construção do lar intergeracional da Fundação da arca da aliança (a que preside), no seu início, merecerá outra atenção. «Um sonho de 13 anos que, pelas dificuldades burocráticas e outras nunca se pôde realizar, senão agora, numa altura de maior crise, lamenta.

Joaquim Ventura não recolhe para si os louros do caminho que o colégio diocesano foi trilhando. «O que foi possível fazer-se, não fui eu só, realça, e aponta a existência de «uma equipa de gente aberta, a apostar comigo. ainda que reconheça que o apelidam de «homem do leme, mas sem a ajuda de todos os coadjutores, «não vai longe a viagem, diz com um sorriso.

Leia também «amizade, verdade, exigência