Progressos da ciência trazem mudanças essenciais à resposta dada ao ví­rus do HIV. Em fins de 2010, contabilizavam-se cerca de 34 milhões de pessoas infectadas
Progressos da ciência trazem mudanças essenciais à resposta dada ao ví­rus do HIV. Em fins de 2010, contabilizavam-se cerca de 34 milhões de pessoas infectadasMais de 1. 200 personalidades internacionais das várias areas de actuação estiveram reunidas numa cimeira sobre a saúde em Berlim. a conferência abordou cinco grandes questões: o impacto da alterações climáticas na saúde, a expansão de doenças crónicas nos países em desenvolvimento e industrializados, as doenças mentais, a vacinação e a política de saúde internacional.

O vírus do HIV, considerado como uma das maiores crises sanitárias actuais, foi um dos temas abordados. Paul De Lay, director do Programa da ONUSID a (programa das Nações Unidas para a Sida), destacou o papel das novas tecnologias na prevenção da epidemia. admitindo que a doença já chegou a um ponto crítico, afirmou: «Os recentes progressos da ciência instauram mudanças essenciais na prevenção e tratamento do HIV. a principal questão actualmente consiste na implementação e no desenvolvimento.

Em fins de 2010, contabilizavam-se cerca de 34 milhões de pessoas a viver com o HIV. Mais de cinco milhões de jovens sofrem com esta doença, em todo o mundo, e cerca de 2,4 mil jovens são infectados, todos os dias. apesar dos esforços de prevenção desenvolvidos, um pouco por todo o mundo, muitos continuam mal informados sobre as formas de protecção.