Durante os trabalhos da tarde, com dinâmicas várias, os participantes analisaram a pedagogia e metodologia allamanianas
Durante os trabalhos da tarde, com dinâmicas várias, os participantes analisaram a pedagogia e metodologia allamanianas a pedagogia allamaniana nasce da «experiência de gratidão e consolação, afirmou a irmã Melânia Lessa. «allamano queria a pessoa toda, salientou a religiosa, lembrando o fundador do Instituto Missionário da Consolata. Os princípios de pedagogia que José allamano cultivou e transmitiu aos seus missionários assentam numa educação inclusiva e personalizada. Junta-se a aprendizagem significativa, a pesquisa, a pluridisciplinaridade, sendo que a avaliação feita é humanizadora.
O beato José allamano parte da «atitude contemplativa, isto é, do silêncio, como fonte da pedagogia que adopta e que encarna de modo próprio, partindo da sua experiência de educando e educador, defendeu a religiosa de nacionalidade brasileira. O fundador «concebe o missionário como alguém que aprende e que «valoriza os recursos locais do sítio onde se encontra. Propõe «grandes ideias, sendo exigente mas com «delicadeza no trato . Tinha uma devoção pela cruz e teve uma experiência de sofrimento na vida provocada pela morte da mãe e a sua própria doença. Sempre tinha, da pessoa, uma visão completa, incluindo a sua história e experiência de vida.

Metodologia
O método allamaniano tem duas faces, duas dimensões interdependentes. São elas: comunhão e missão. a dimensão da comunhão refere-se ao carisma, espiritualidade e valores que possibilitam o envolvimento de todos os participantes no processo, seja ele educativo, evangelizador, de promoção humana ou animação missionária. São «passos para avançar no processo da formação da pessoa, da cidadania, do crescimento na fé, da construção das suas próprias convicções e da responsabilidade social. Esta dimensão da comunhão apela à «consciência da própria dignidade, a «acolher o diferente como dom que enriquece, a «saber ouvir, dialogar e agir conforme os princípios assumidos e a «ser coerente bem como a fazer uma «avaliação formativa.

Quanto à outra face desta moeda da metodologia, ela diz respeito à missão e refere-se ao «fazer propriamente dito. assim «compreende atitudes, estratégias, acções, gestão e metas que visam atender às necessidades da pessoa e da sociedade que sonhamos, defende Melânia Lessa. Inclui o «discernimento, isto é, saber o porquê das opções; a «inculturação, ou seja, o conhecimento do contexto em que se trabalha. a «linguagem das possibilidades, inclui a procura de encontrar soluções para os desafios da comunidade, sendo que a metodologia inclui «um novo estilo de linguagem comunicativa. E este é «o coração do método allamaniano e inclui a «capacidade de estabelecer novas relações, partindo de um modelo de comunicação com as pessoas.