«Juntos vamos fazer o caminho». E este caminho é o da descoberta da pedagogia allamaniana, afirmou a irmã Melânia Lessa, durante o início dos trabalhos do encontro que teve início em Fátima e que vai durar quatro dias
«Juntos vamos fazer o caminho». E este caminho é o da descoberta da pedagogia allamaniana, afirmou a irmã Melânia Lessa, durante o início dos trabalhos do encontro que teve início em Fátima e que vai durar quatro diasJosé allamano foi «alguém que fez um caminho bonito para Cristo. alguém que experimentou a consolação e que, a partir do encontro com Jesus Cristo, trabalhou pela sua santidade e foi missionário. É este o desafio que coloca a cada um: o ser santo, o ser missionário.

Durante a manhã dos trabalhos do primeiro encontro de formação allamaniana, os 40 participantes tiveram oportunidade de descobrir, em grupo, após a formação de um puzzle subordinado ao tema do curso, que «o coração da pedagogia allamaniana é o «recomeçar sempre. aos participantes, a religiosa que já passou pelos Estados Unidos da américa e pela Etiópia, em missão, lembrou que a grande característica do beato fundador do Instituto Missionário da Consolata era a «capacidade de fazer a pessoa sentir-se pessoa.

Nesse encontro que decorre em Fátima, os elementos da Família Missionária da Consolata vão, durante este sábado, tentar responder à questão que inquieta: «Como viver e anunciar Jesus Cristo, nos dias de hoje?. É preciso «escuta. Escuta que leve à introspecção e reflexão; a ouvir o grito dos irmãos; à escuta dos gemidos da mãe terra; e à descoberta de nós em relação com os outros. «O missionário é o ser da relação, assinalou a missionária da Consolata que trabalha em Turim, Itália.

Na abertura dos trabalhos, o superior provincial, padre antónio Fernandes expressou a sua alegria por encontrar, no início do seu trabalho em Portugal, leigos, missionários e missionárias em formação, juntos. «Pode ser os pedais para construir a missão em Portugal, salientou. a missão e allamano, só têm sentido, depois de conhecer o sonho e o projecto de vida do fundador. E pedalando para ir ao encontro da missão, disse ainda, antónio Fernandes.

Durante a tarde, os 40 elementos dos vários grupos descobrem a pedagogia usada por allamano e vão encontrar a metodologia, isto é, as estratégias utilizadas por ele, para a missão. Participam neste encontro elementos do Grupo de Reflexão allamano (grupo organizador), amigos Missionários da Consolata, Leigos Missionários da Consolata, Jovens Missionários da Consolata, Mulheres Missionárias da Consolata, Solidários Missionários da Consolata e XMC. Juntam-se ainda os missionários e as missionárias da Consolata.