« a comunidade eclesial assume a tarefa de suscitar, acompanhar e proporcionar adequada formação»
« a comunidade eclesial assume a tarefa de suscitar, acompanhar e proporcionar adequada formação» a tarefa da pastoral vocacional é tarefa de todos os cristãos, defendeu o sacerdote claretiano na conferência «Na nova evangelização, a pastoral vocacional é missão partilhada. Juan Carlos Martos defende que «a Igreja não pode deixar de ser missionária pela sua dinâmica interna e pela sua actualidade.

O que é específico da pastoral vocacional é a «interpelação directa, isto é, uma proposta de vocação. «Se não há interpelação directa, por mais que se digam coisas bonitas não é pastoral vocacional. O missionário aposta no testemunho e na vivência da fé como chamariz e exemplo contagiante para outras vocações. Na nova evangelização, a linguagem da pastoral é a «linguagem da caridade e o diálogo é a metodologia para o encontro.

Hoje, «todas as vocações passam por uma situação de crise tremenda, enunciou o sacerdote. a família «já não fala de Deus, deixou de ensinar os valores religiosos. E na escola que ocupou o lugar de educador «já não se fala de religião, muito menos de vocação. E à paróquia e à igreja «os jovens não vão, afirmou, traçando um retrato da situação actual.como conquistar então? O ponto de partida é criar uma «cultura vocacional. a animação vocacional é uma «grande empresa que deve ser efectuada com «animadores vocacionais idóneos. Senão, não temos nada, frisou apontando que os tempos «não são de optimismo, mas são de esperança.