Sensibilizar e educar crianças sobre as metas de combate à pobreza estabelecidas até 2015 é o mote de obra que mistura futebol e banda desenhada
Sensibilizar e educar crianças sobre as metas de combate à pobreza estabelecidas até 2015 é o mote de obra que mistura futebol e banda desenhadaÉ um modo diferente de chegar às crianças. Uma história em banda desenhada – aos quadrinhos, na versão popularizada em português do Brasil – lançada pela ONU para sensibilizar e educar crianças por todo o mundo sobre as metas de combate à pobreza, conhecidas por Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) foi homenageada numa cerimónia no Mónaco.
as seis organizações envolvidas no projecto foram agraciadas com o galardão especial do Júri nos Prémios Desporto e Paz, deste ano, pelo livro Marcar os golos: Trabalhar em equipa para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
O livro de 32 páginas de um banda desenhada educativa apresenta dez embaixadores da Boa Vontade das Nações Unidas ligados ao futebol – Emmanuel adebayor, Roberto Baggio, Michael Ballack, Iker Casillas, Didier Drogba, Luis Figo, Raúl, Ronaldo, Patrick Vieira e Zinedine Zidane – que naufragam numa ilha a caminho de um jogo de caridade all-star de futebol, em apoio da ONU.
Enquanto permanece na ilha, a equipa tem de enfrentar os oito ODM, enquanto não é resgatada. Os ODM são objectivos destinados a reduzir a pobreza global até 2015, combatendo a fome, a doença, o analfabetismo, a degradação ambiental e a discriminação contra as mulheres.