O fado pode vir a ser património imaterial da humanidade. Decisão será revelada a 27 de Novembro
O fado pode vir a ser património imaterial da humanidade. Decisão será revelada a 27 de Novembro a candidatura do fado a património cultural imaterial da humanidade encontra-se entre as sete mais recomendadas pelos peritos da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. a listagem inclui outras candidaturas bem cotadas como as danças Nijemo Kolo circulares da Dalmácia (Croácia), a música e dança tsiattista do Chipre, assim como a cavalgada de reis, uma tradição da Morávia, no leste da República Checa, que actualmente só se realiza em algumas aldeias locais.

a peregrinação religiosa católica ao santuário do senhor de Qoyllurit”i, no Peru, é a outra candidatura das sete até agora mais bem posicionadas a património imaterial da Humanidade, adianta a Lusa. Estas sete candidaturas foram as que receberam melhor recomendação por parte do Corpus Subsidiário, o comité de peritos.

O resultado da candidatura vencedora vai ser conhecido a 27 de Novembro. a selecção será efectuada em Bali, na Indonésia. O fado integra um lote de 49 propostas. Destas, 17 têm recomendação positiva para integrarem a lista, sendo que 26, segundo o comité de peritos, carecem de informação suplementar e cinco foram alvo de um parecer desfavorável à integração na lista.