Não é fácil evangelizar neste tempo de crise de valores. Não é apenas a Igreja que se queixa
Não é fácil evangelizar neste tempo de crise de valores. Não é apenas a Igreja que se queixaTodas as entidades que têm mensagens a comunicar ao público lamentam a relutância dos seus ouvintes e a dificuldade em convencer as pessoas das coisas excelentes que lhes querem apresentar.
Os médicos, falando de colesterol ou tensão alta, ansiando por promover uma vida saudável e dieta equilibrada, frequentemente protestam contra este tempo sem valores, contra a atitude irresponsável e ligeira dos seus doentes. O mesmo dizem os ecologistas, sempre prontos para a evangelização ambiental, ou tantas outras organizações, das ONGs aos sindicatos, partidos, galerias de arte, associações educativas, culturais, desportivas e económicas. No mercado das ideias são muitas as entidades que divulgam os seus propósitos e lutam pela atenção da sociedade. E todas garantem que não é nada fácil fazer evangelização nestes tempos desorientados.
Vivemos numa época que exalta a liberdade, a afirmação do indivíduo e a realização pessoal. Cada um quer ser senhor de si e ninguém gosta de ser manipulado, convencido, orientado. acima de tudo as pessoas fazem questão de repudiar tutores, contestar guardas, esquecer mentores, na ânsia de sentirem que controlam a sua vida. Não admira que seja difícil divulgar qualquer doutrina e arranjar prosélitos para as ideologias.
É verdade que a dificuldade aguça o engenho. Face ao cepticismo actual surgiram múltiplas técnicas sofisticadas de convencer, fazendo com que seja aceite aquilo que se pretende. Há métodos claramente abusivos, que impingem ideias sem se perceber que se está a ser apanhado. Mas mesmo as entidades honestas e bem intencionadas têm de ter cuidado com a aparência, atender à imagem, preparar formas de comunicação.
a tarefa do apóstolo não tem nada a ver com isto. Porque nós, na verdade, não queremos convencer ninguém do que quer que seja. O cristianismo não é um culto, sistema, filosofia ou doutrina. O cristianismo é uma pessoa, Jesus Cristo, alguém que está vivo e quer viver comigo a minha existência. Evangelizar é proporcionar o encontro com essa Pessoa e deixar que Ele crie uma relação com o próximo.
a tarefa de evangelizar nunca foi fácil, e é tão difícil hoje como sempre foi, porque nunca foi outra coisa. Não interessa se o tempo tem falta de valores ou excesso deles, se é céptico, pedante ou crédulo. Cada tempo tem as suas dificuldades com a evangelização, porque ela sempre será muito difícil. Tão difícil como uma verdadeira amizade. Porque é precisamente uma verdadeira amizade. Daquelas que mudam para sempre a nossa vida. aliás é a única que muda verdadeiramente a vida. Para sempre. Para sempre, mesmo.
Como é que se divulga uma amizade? Como é que se leva outros a serem amigos íntimos do nosso amigo mais íntimo? Porque é disso que se trata. Para uma coisa dessas não há técnicas nem truques. Bem, só há duas coisas com que podemos sempre contar para isso. a primeira é a qualidade da nossa amizade por Cristo, a sinceridade do amor verdadeiro por Ele. a segunda é contar com Ele e com a profundidade do Seu amor por aqueles que pretendemos evangelizar. Às vezes, nos tempos sem valores, a evangelização até é mais fácil, como com as prostitutas e os publicanos.