O aumento “irregular” de ilegais dentro da União Europeia é um fenómeno atribuído à Primavera írabe. Estrangeiros ilegais dentro das fronteiras da Europa poderão chegar aos quatro milhões
O aumento “irregular” de ilegais dentro da União Europeia é um fenómeno atribuído à Primavera írabe. Estrangeiros ilegais dentro das fronteiras da Europa poderão chegar aos quatro milhões a agência de gestão e coordenação dos Estados membros da União Europeia para a segurança de fronteiras (Frontex) registou um aumento de 80 por cento no número de imigrantes ilegais, o que atribuiu à Primavera Árabe, refere a agência Lusa. Só à ilha italiana de Lampedusa, durante o primeiro semestre de 2011, terão aportado mais de 50 mil imigrantes ilegais, valor que foi considerado recorde absoluto desde a entrada em vigor dos controlos de fronteira na União Europeia.

Segundo o director executivo da Frontex, Gil Árias Fernandes, este movimento de maneira irregular é explicado como um fenómeno influenciado directamente pela Primavera Árabe. Grécia e Malta são outros destinos de pessoas provenientes do Norte de África, sendo em maior número tunisinos, seguidos por afegãos, nigerianos e paquistaneses, de acordo com os dados divulgados pela Frontex.

Citando os últimos estudos da Comissão Europeia, Gil Árias Fernandes afirmou que existem entre dois milhões e 3,8 milhões de pessoas em situação irregular na Europa. Mais de metade são cidadãos estrangeiros que entraram regularmente no espaço europeu, mas cujos vistos de permanência já expiraram.