O crescimento do turismo na Europa permite atenuar os efeitos da crise económica no continente, em particular na Grécia, Espanha, Portugal e Itália, países mais afectados. Em Portugal, o número de turistas internacionais cresceu quase 12 por cento em 2011
O crescimento do turismo na Europa permite atenuar os efeitos da crise económica no continente, em particular na Grécia, Espanha, Portugal e Itália, países mais afectados. Em Portugal, o número de turistas internacionais cresceu quase 12 por cento em 2011 «Em vários países europeus, é o consumo externo, dos turistas, que ajuda a compensar a falta de demanda interna, provocada pela crise, garante Sandra Carvão, directora de comunicação da Organização Mundial do Turismo. «O turismo internacional funciona como uma actividade de exportação, permitindo a entrada rápida de divisas, e ajuda a atenuar os defices da balança de pagamentos, explicou, à emissora britânica BBC.

a américa do Sul foi a região do planeta em que o turismo mais cresceu. No continente europeu, o aumento do número de turistas, este ano, situa-se nos seis por cento. Trata-se de um sector de peso na economia de vários países. Na França, país mais visitado do mundo, representa cerca de sete por cento do Produto Interno Bruto. Em Portugal, representa 11 por cento, sendo que o número de turistas internacionais cresceu quase 12 por cento em 2011. Na Grécia, que pretende reforçar a aposta no sector, representa 16 por cento.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, 80 por cento dos turistas que visitam países da Europa provém do próprio continente. Em 2011, os três países mais visitados do mundo foram a França, com 76,8 milhões de turistas, os Estados Unidos, com 59,8 milhões e a China, com 55,7 milhões. Na Europa, os outros países mais visitados foram a Espanha, a Itália, a Grã-Bretanha e a alemanha.