Cheias no sudeste da Ásia fizeram 700 mortos e oito milhões de vítimas.comunidades cristãs «estão a empenhar-se como voluntárias nas ajudas de emergência», garante uma fonte local
Cheias no sudeste da Ásia fizeram 700 mortos e oito milhões de vítimas.comunidades cristãs «estão a empenhar-se como voluntárias nas ajudas de emergência», garante uma fonte local«É a primeira vez que seis países do sudeste asiático são atingidos simultaneamente por enchentes tão intensas. É a pior emergência em 50 anos, afirma Cesario Sixto Sanedrin, responsável da Caritas Internacional. Segundo a agência Fides, o fenómeno causou mais de 700 mortes; um quarto eram crianças. Mais de oito milhões de pessoas da Tailândia, Mianmar, Camboja, Vietname, Laos e Filipinas foram afectadas pelas cheias.
as comunidades cristãs do sudeste asiático «estão a empenhar-se como voluntárias nas ajudas de emergência, pediram apoio aos cristãos de todo o mundo, lançaram um movimento de oração para que cesse o dilúvio, para que todos os que perderam os seus entes queridos sejam consolados e para que os carentes recebam ajudas, garante uma fonte local da Fides.

Chuvas torrenciais e furacões devastaram a região do sudeste asiático, podendo a situação piorar ainda mais na próxima semana. Em Mianmar, na província cristã de Chin, as pessoas precisam urgentemente de alimentos e de abrigos. Na Tailândia, um terço das províncias estão inundadas. Nos últimos dois meses, centenas de milhares de pessoas foram obrigadas a refugiar-se em abrigos provisórios. Faltam bens essenciais e a falta de serviços de saúde é preocupante tendo em conta os surtos de doença que podem propagar-se através da água. No Camboja, mais de 300 mil pessoas necessitam urgentemente de ajuda. Em Laos e no Vietname, muitas aldeias ficaram isoladas e os terrenos agrícolas inundados.