Manifestante filipino mostra a foto do missionário italiano Fausto Tentorio, durante uma marcha de protesto, perto do palácio presidencial Malacanang, em Manila, para pedir a investigação imediata do seu assassinato
Manifestante filipino mostra a foto do missionário italiano Fausto Tentorio, durante uma marcha de protesto, perto do palácio presidencial Malacanang, em Manila, para pedir a investigação imediata do seu assassinatoMais de 20 mil pessoas reuniram-se em várias cidades em cortejo gritando o slogan: Justiça e transparência. Homens e mulheres de todas as condições sociais juntaram-se em Mindanao, terça-feira, 25 de Outubro, no dia em que iniciaram as cerimónias fúnebres do sacerdote, que será sepultado em arakan, uma cidade do interior, no norte da província de Cotabato. O missionário será enterrado junto à sepultura de outro sacerdote italiano, Túlio Favali, que foi assassinado em 1980. a população de Mindanao mobilizou-se para exigir justiça para o padre Tentorio, o missionário do instituto das Missões Estrangeiras de Itália, morto há sete dias em arakan, na ilha de Mindanao, no sul das Filipinas.

Religiosas, padres, indígenas, camponeses e três bispos, de diversas confissões religiosas marcharam, manifestando e rezando diante do quartel geral do Exército, em Kidapawan, pedindo o fim da impunidade para os homicidas. Os manifestantes dirigiram-se para a catedral, onde estavam expostos os restos mortais do padre Fausto Tentorio, e permaneceram em oração silenciosa. a vigília de oração durará toda a noite até amanhã de manhã, quando será celebrado o funeral do missionário. Padre Fausto não é a primeira vítima. Nos últimos meses foram mortos vários líderes tribais. Pedimos justiça e transparência, para que se ponha fim à impunidade de tais crimes, afirmou a irmã Julita Encarnacion, coordenadora do fórum Justiça para padre Pops. Correm vozes de que no assassinato do padre Fausto poderá estar envolvido o exército.

a morte de padre Fausto Tentorio durante o mês dedicado aos povos tribais dará coragem a muitos na Igreja e na sociedade das Filipinas para que se tornem mais conscientes e identificados com as aspirações dos povos tribais, declarou o missionário Sebastião nas vésperas da sepultura do missionário assassinado em Mindanao. O sacerdote recorda o padre Fausto como uma pessoasimples, humilde e gentil, que dedicou a sua vida ao povo, com particular atenção e amor ao povo tribalde arakan Valley. O missionário exorta a população de Mindanao, cristãos, muçulmanos e tribais a continuar a missão de diálogo e de paz, na certeza que ninguém pode parar aqueles que trabalham juntos para o bem comum.