a agência das Nações Unidas para os Refugiados e o governo brasileiro analisam formas de promover o emprego para os refugiados que vivem no país sul-americano. O Brasil tem 4,5 mil refugiados
a agência das Nações Unidas para os Refugiados e o governo brasileiro analisam formas de promover o emprego para os refugiados que vivem no país sul-americano. O Brasil tem 4,5 mil refugiadosNum encontro a decorrer desde ontem, no Rio de Janeiro, os dois órgãos analisam oportunidades de emprego para os refugiados a viver no Brasil. Nesta reunião participam funcionários públicos, sindicalistas, peritos em asilo político e empresários. O micro-crédito, a qualificação profissional e a auto-sustentabilidade dessa população são algumas das preocupações abordadas no evento.

Segundo a agência da ONU, metade dos refugiados que se encontram no Brasil vive no Rio de Janeiro. Muitos não conseguem arranjar emprego porque não falam a língua portuguesa. Outra dificuldade é a falta de informação por parte dos empregadores sobre a questão do refúgio. Depois de aprovado o pedido de asilo, é entregue ao refugiado uma carteira de trabalho, documento que lhe permite trabalhar de forma regular no país, e atribuída uma ajuda financeira para que possa subsistir.

O Brasil tem 4,5 mil refugiados e 900 pessoas à espera de asilo político, de 77 nacionalidades diferentes. Grande parte provém do continente africano (mais de 60 por cento), entre eles angola e a República Democrática do Congo, e da Colômbia, nação sul-americana que faz fronteira com o Brasil.