até 20 de Maio de 2012, dia da festa das famílias, a diocese de aveiro quer «realçar o bom que é ser e viver em família»
até 20 de Maio de 2012, dia da festa das famílias, a diocese de aveiro quer «realçar o bom que é ser e viver em família»Com uma etapa pastoral dedicada à família, «apressam-se os nossos passos no caminho pastoral iniciado em 2008, que nos conduz rumo ao Jubileu diocesano de 2013 (75 anos da diocese), lembra o bispo diocesano. antónio Francisco dos Santos salienta que «somos chamados a relançar um tempo novo de evangelização e de júbilo como Igreja de Jesus Cristo em aveiro, consciente, desde a sua génese, de que amar a Deus é servir.

Neste ano pastoral, a diocese aposta, como no passado, na formação, na «oração e à centralidade da Eucaristia na vida das pessoas, das famílias e das comunidades, na abertura ao exercício de uma nova pedagogia social e de uma maior ousadia da caridade que nos faz solidários com os pobres e atentos às novas formas de pobreza, realça o prelado.

Este ano pastoral será vivido pastoral a partir da família como instituição, voltados para as famílias e com as famílias da diocese. O prelado quer «dar visibilidade ao que de bom já se faz ao nível da Pastoral familiar diocesana e propor meios que apoiem as famílias e apontem caminhos onde as famílias encontrem a alegria da felicidade, o estímulo à fortaleza da fé, o encorajamento à vivência dos valores do evangelho e o compromisso solidário pelo bem comum de toda a família humana.

Constitui neste ano, um grande desafio «reafirmar e viver os valores da família cristã, fazendo dela o modelo e a opção dos lares cristãos na nossa sociedade e sabendo que a partir das famílias cristãs a vida sorri de novo no coração do nosso tempo, afirma antónio Francisco dos Santos. O matrimónio como sacramento é chamado a ser «fonte de luz orientadora no coração da humanidade, a família cristã pode e deve tornar-se lugar de serenidade autêntica e de crescimento harmonioso da sociedade e um testemunho exemplar de como é possível a vitalidade desta célula primária ao serviço da solidez do tecido social.

antónio Francisco dos Santos realça a preparação que tem vindo a ser desenvolvia para preparar os casais para o matrimónio, procurando também acompanhar os casais e as famílias na integração nas comunidades. São os filhos, o bem maior das famílias. E neste tempo concreto, a acção pastoral «exige confiança perante tantas perplexidades com que as famílias se defrontam e realismo diante das situações novas originadas pela mudança civilizacional que vivemos.

Esta etapa pastoral que agora começa proporciona o tempo para «descobrirmos os testemunhos de amor e de felicidade de tantas famílias e da solicitude da Igreja pela família. Para as famílias, este deve ser um tempo para dar testemunho da esperança que as anima, uma vida espiritual centrada em Cristo e aberta à comunidade no esforço de construção do bem comum. antónio Francisco dos Santos salienta que «o nosso mundo procura tantas vezes na Igreja luzes de esperança que iluminem a vida das famílias e o futuro da sociedade.